49 . 99919 9786

49 . 3442 2463

ÁREAS DE ATENDIMENTO

Fisioterapia Vestibular

A Fisioterapia Vestibular, no Brasil, foi reconhecida como área de atuação pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) através da Resolução nº. 419/2012 (02 de junho
de 2012 – D.O.U. nº 131, Seção 1, 09/07/2012). A Fisioterapia vestibular (FV) se iniciou na década de 1940, sendo definida como uma abordagem específica da fisioterapia indicada para reduzir os sintomas e promover a adaptação e substituição das disfunções vestibulares relacionadas a diversos distúrbios do equilíbrio.

Com base na observação diária de pacientes, utilizamos na Clínica Tesser Otorrinolaringologia o modelo de intervenção proposto pelo Fisioterapeuta com Doutorado em Fisioterapia, Dr. André Luís Dos Santos Silva, que existam quatro grandes tópicos na FV que indicam as queixas e o roteiro diagnóstico/ tratamento: sinais e sintomas; avaliação; diagnóstico funcional e intervenção. Cada grande tópico leva a 04 possíveis subtópicos que direcionam o raciocínio funcional e a tomada de decisão clínica. (www.fisioterapiavestibular.com.br)

O paciente que chega na clínica com a queixa de tontura passará pela intervenção completa, sendo realizada a avaliação otoneurológica por uma equipe de profissionais que visam a resolução da causa dos sintomas.
Muitas vezes o tratamento é associado à condução terapêutica do otorrinolaringologista. E se necessário, encaminhado ao tratamento com médico neurologista.