Fone: 49 . 3442 2463

INFORMATIVOS

Como identificar e tratar a Amigdalite

10/01/2017

Amigdalite é a inflamação das amígdalas que são gânglios linfáticos presentes no fundo da garganta que atuam defendendo esta região de vírus e bactérias.

Ela causa sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir e febre, e seu tratamento deve ser feito com a toma dos remédios indicados pelo médico, embora soluções caseiras como o gargarejo com água salgada possam ser úteis.

A amigdalite pode ser dos seguintes tipos:

- Amigdalite bacteriana: geralmente causada por Streptococos e Pneumococos;

- Amigdalite viral: geralmente causada pelos vírus Adenovírus, Epstein-barr, Citomegalovírus e vírus da parotidite;

- Amigdalite aguda: quando a infecção dura até 3 meses;

- Amigdalite crônica: quando a infecção dura mais de 3 meses ou é recorrente.

Os sintomas da amigdalite geralmente são:

- Dor de garganta por mais de 2 dias;
- Dificuldade para engolir;
- Garganta vermelha e inchada;
- Febre e calafrios;
- Tosse seca irritativa;
- Perda do apetite;
- Mal estar;
- Pode haver pontos de pus na garganta (pontos brancos).

Como identificar e tratar a Amigdalite

A amigdalite é contagiosa, principalmente quando se trata de amigdalite viral, por isso para evitar a transmissão da doença é aconselhado:

- Tossir sempre com um lenço na boca ou colocar o antebraço na frente da boca quando for tossir;
- Lavar bem as mãos e
- Não compartilhar toalhas, pratos, copos e talheres, por exemplo.

A transmissão da amigdalite ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva do indivíduo contaminado, principalmente quando a saúde do indivíduo encontra-se enfraquecida como ocorre no caso de bebê e idosos, e por isso estes devem manter distâncias dos contaminados.

Causas da amigdalite

As causas da amigdalite estão relacionadas à presença de vírus ou bactérias na região, principalmente quando o indivíduo encontra-se com o sistema de defesa comprometido.

Para o diagnóstico da amigdalite o médico poderá observar a garganta do indivíduo, palpar o pescoço e se necessário solicitar exames de sangue e um raspado do tecido das amígdalas para identificar o micro-organismo causador da infecção.

Tratamento para amigdalite

O tratamento para amigdalite pode ser feito com a toma de antibióticos derivados da penicilina, no caso de inflamação causada por bactérias, e remédios para controlar a febre e a dor, se ela for de origem viral. A doença dura em média 3 dias, mas é comum o médico indicar a toma de antibióticos por 5 ou 7 dias, especialmente quando se trata de uma amigdalite bacteriana.

Beber bastante água, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C e dar preferência ao consumo de alimentos líquidos ou pastosos também ajuda a controlar melhor a doença.

A retirada das amígdalas é indicada em caso de amigdalite de repetição.

Tratamento caseiro para amigdalite

Um bom tratamento caseiro para amigdalite é fazer gargarejos com água morna salgada 2 vezes por dia, pois o sal é antibactericida e poderá auxiliar no tratamento clínico da doença.

Fonte: Tua Saúde