Blefaroplastia: como é a cirurgia para correção de pálpebras caídas

Leia o artigo completo e confira como a blefaroplastia rejuvenesce e devolve a qualidade de vida e autoestima das pessoas. 
Leia o artigo completo e confira como a blefaroplastia rejuvenesce e devolve a qualidade de vida e autoestima das pessoas. 

Confira como a blefaroplastia rejuvenesce e devolve a qualidade de vida e autoestima das pessoas. 

O que é blefaroplastia?

Parece difícil falar: Blefaroplastia, mas calma! Esse é só o nome dado à cirurgia de pálpebra. Aquela que corrige o excesso de gordura e pele flácida conhecida popularmente como “pálpebra caída”. 

Este procedimento é simples, pouco invasivo e pode ter fins estéticos ou funcionais. Após a sua realização, as pálpebras tanto inferiores como superiores rejuvenescem e melhoram a aparência e até mesmo a saúde dos olhos. 

Se você tem interesse nesse tipo de procedimento, está no lugar certo! Confira no texto a seguir, como funciona a blefaroplastia – do preparo ao pós-operatório. 

Blefaroplastia: para quem é indicada 

Antes de falar sobre os candidatos à blefaroplastia, é preciso compreender um pouco mais sobre esse procedimento cirúrgico, também realizado pelo médico otorrinolaringologista. 

A blefaroplastia envolve a remoção de pele, músculo e gordura ao redor das pálpebras, com o objetivo de melhorar a aparência dos olhos. Comumente, realizamos a blefaroplastia para corrigir problemas como pálpebras caídas, bolsas de gordura e rugas ao redor dos olhos

Pode ser realizada nas pálpebras superiores e inferiores. Nas superiores consiste na remoção do excesso de pele, e em alguns casos, de músculo, que além da aparência também podem interferir na visão da pessoa. Já nas inferiores, a blefaroplastia remove ou redistribui a gordura para tratar bolsas sob os olhos e rugas na região.

Leia o artigo completo e confira como a blefaroplastia rejuvenesce e devolve a qualidade de vida e autoestima das pessoas. 
Cirurgia de blefaroplastia. (Foto: freepik)

Candidatos ideais para a cirurgia 

Homens e mulheres adultos com tecido facial e músculos saudáveis podem se submeter à blefaroplastia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a blefaroplastia é a mais procurada por pessoas acima de 40 anos.

Muitas vezes a busca pelo procedimento vai além da estética. Pessoas com as pálpebras caídas podem ter a visão prejudicada de várias maneiras como limitação da visão periférica (capacidade de enxergar sem mover os olhos); fadiga visual; estresse visual e comprometimento das atividades diárias. Isso sem mencionar a questão da autoestima.

Para fazer a cirurgia o paciente precisa ter bem claro qual o seu objetivo com o procedimento. Bons candidatos são: 

  • Pessoas saudáveis sem patologias que possam prejudicar na cicatrização e recuperação.
  • Não fumantes.
  • Pessoas com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.
  • Pessoas sem condições oculares graves.

As pessoas que desejam fazer a blefaroplastia precisam conversar com o médico otorrino responsável para alinhar claramente as suas expectativas e os resultados desejados.

Na consulta prévia, médico e paciente discutirão sobre os motivos para a cirurgia, condições médicas, alergias medicamentosas anteriores, uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool, uso de drogas e cirurgias anteriores. 

O otorrino também pode avaliar as condições de saúde geral atuais e os fatores de risco. 

Blefaroplastia: como é feita, recuperação e cuidados no pós-operatório

O médico otorrino responsável define, durante a consulta, se o procedimento será realizado na pálpebra superior ou inferior. Geralmente, realiza-se a cirurgia sob anestesia local e sedação

A duração da blefaroplastia pode variar dependendo da complexidade do procedimento (superior, inferior ou ambos) e de fatores individuais. Em geral, pode levar em média de uma a três horas.

Técnicas utilizadas

As técnicas específicas podem variar, mas geralmente envolvem incisões discretas ao longo das linhas naturais das pálpebras para minimizar as cicatrizes visíveis. 

Na blefaroplastia superior, o cirurgião faz a incisão na prega da pálpebra. Na inferior, ele pode optar por realizar a incisão logo abaixo da linha dos cílios ou no interior da pálpebra. O cirurgião remove ou redistribui a gordura e o tecido em excesso e reposiciona a pele para obter um resultado mais firme e rejuvenescido.

Recuperação e cuidados pós-operatórios

A cicatrização inicial após a cirurgia pode apresentar inchaço, irritação, olhos secos ou hematomas e desconforto temporários. Para amenizar e auxiliar no processo de recuperação, o médico otorrino fornecerá instruções pós-operatórias, incluindo o uso de compressas frias e medicações. Em alguns casos os olhos podem ser cobertos com gazes. 

Na lista de cuidados também estão incluídas alimentação saudável, cessar o tabagismo e o consumo de álcool. 

Você deve evitar atividades físicas intensas nas primeiras semanas e usar óculos de sol para proteger os olhos da exposição ao sol.

Geralmente, o tempo de recuperação pode variar em média de uma a duas semanas. Mas isso, claro, vai depender do caso do paciente. 

É essencial seguir as instruções do médico otorrino para garantir uma recuperação suave e resultados satisfatórios. A revisão periódica com o médico é fundamental para monitorar o progresso e abordar quaisquer preocupações durante o processo de cicatrização e recuperação. 

Resultados e satisfação do paciente

A decisão de realizar a cirurgia de blefaroplastia comumente leva em consideração não apenas os aspectos estéticos, mas também os benefícios funcionais, especialmente quando há um impacto significativo na visão e na qualidade de vida do paciente.

Rejuvenescer a área ao redor dos olhos muda a expressão facial e afeta diretamente na autoestima de quem faz esse procedimento. Pálpebras caídas ou bolsas sob os olhos podem fazer com que a pessoa se sinta cansada ou envelhecida, indiferente da idade real. 

A blefaroplastia pode reduzir o estresse psicológico associado à insatisfação com a própria imagem, permitindo que homens e mulheres se sintam mais positivos e felizes.

Tem mais: o procedimento também pode contribuir para uma expressão facial mais vibrante e amigável trazendo mais autoconfiança e amor próprio. 

No que tange a questão funcional, o excesso de gordura ou pele nas pálpebras muitas vezes prejudicam a visão da pessoa. Com a cirurgia, esse acúmulo é removido, devolvendo a ampliação do campo visual. Para você entender melhor, as pálpebras caídas superiores são mais flácidas e podem cobrir parte da pupila e bloquear a entrada de luz nos olhos. Após o procedimento, a pupila fica totalmente exposta, melhorando a visão.

Vale lembrar, que nem sempre os problemas nos olhos estão atrelados a estas questões. Por isso, considere consultar o oftalmologista. 

Cada paciente, sendo único, deve tomar a decisão de passar por uma blefaroplastia com base em suas necessidades e metas individuais.

Mas olha só: o sucesso da cirurgia também vai depender do pós-operatório. É imprescindível seguir as orientações do otorrino para uma cicatrização rápida e saudável. 

Transforme seu olhar com a blefaroplastia

Aqui na Clínica Tesser realizamos esse procedimento com total segurança, qualidade e excelência. Se quiser, pode conversar com a nossa equipe e conhecer mais sobre a blefaroplastia. 

Fique sempre conectado com a gente e acompanhe nosso blog para receber conteúdos exclusivos como esse! 

Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica | Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular – SBCPO

Artigos recentes:

× Agende Agora