Cáseos Amigdalianos: você pode ter e não sabe

Mau hálito, dor e irritação na garganta podem ser sintomas de cáseos amigdalianos. Entenda como isso pode acontecer.
Mau hálito, dor e irritação na garganta podem ser sintomas de cáseos amigdalianos. Entenda como isso pode acontecer.

Você já ouviu falar em cáseos amigdalianos? 

Parece algo bem complicado de se dizer, mas garantimos, é uma situação bem comum e acontece com mais frequência em adultos.

Eles surgem nas amígdalas e podem apresentar sintomas bem incomodativos que vão desde o mau hálito a dores e irritações na garganta. 

Não entendeu nada? Calma, a gente explica. Na leitura abaixo, você vai compreender o que são, as causas, os sintomas e os tratamentos dos cáseos amigdalianos.

Mau hálito, dor e irritação na garganta podem ser sintomas de cáseos amigdalianos. Entenda como isso pode acontecer.
(Foto: Freepik)

Entenda o que são Cáseos Amigdalianos

Os cáseos amigdalianos são pequenas bolinhas brancas que surgem na garganta. Essas ‘bolinhas’ são consequência de restos de comida, saliva e células mortas da boca que ficam armazenadas nas cavidades das amígdalas.

Esse acúmulo de resíduos endurece e forma os cáseos amigdalianos, causando desconfortos como dor e dificuldade para engolir. 

Por isso, eles acontecem frequentemente em adultos. 

Não é uma condição séria, mas se não tratada pode trazer problemas mais graves e impactar no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. O especialista que cuida dos cáseos amigdalianos é sempre o otorrinolaringologista. Logo abaixo falamos mais sobre os sintomas. 

Principais causas 

Entre a causa mais comum que contribui para o surgimento dos cáseos amigdalianos, está o acúmulo de restos de comidas nas amígdalas que proliferam bactérias e causam inflamações.

A má higiene bucal também é um fator determinante para a formação dessa condição. Por outro lado, eles também podem estar associados às infecções como amigdalites e faringites. 

Em algumas pessoas, as amígdalas apresentam formatos com sulcos mais profundos e fendas maiores que facilitam o acúmulo de resíduos, e isso as tornam mais propensas a desenvolver cáseos.

A má alimentação é outro fator de risco. Dietas ricas em alimentos processados, açúcares e amidos podem promover o crescimento de bactérias na boca, que, por sua vez, contribuem para a formação de cáseos.

Pessoas que têm rinite, sinusite e alergias têm mais chances de desenvolver. Os processos alérgicos causam acúmulo de muco que também pode ficar preso nas amígdalas.

Quem sofre com infecções recorrentes das amígdalas também são mais predispostos a desenvolver cáseos amigdalianos. Isso ocorre porque há um aumento de acúmulo de restos nas amígdalas.

Mas o que tudo isso causa no meu corpo? 

Sintomas e tratamentos

Os cáseos amigdalianos podem ser acompanhados pelos seguintes sintomas:

Mau hálito (halitose): esse é um dos sintomas mais comuns e perceptíveis. Os cáseos, devido à ação das bactérias na boca, podem causar um odor desagradável na respiração.

Gosto ruim na boca: além do mau hálito, muitas pessoas relatam a sensação de ter um gosto desagradável na boca, mesmo após a escovação dos dentes.

Dor de garganta ou desconforto: em alguns casos, a presença de cáseos pode causar dor de garganta e desconforto na região das amígdalas.

Dificuldade para engolir: cáseos maiores ou uma quantidade significativa de cáseos podem causar a sensação de algo preso na garganta, deixando o ato de engolir desconfortável.

Tosse persistente: algumas pessoas podem desenvolver tosse crônica devido à irritação causada pelos cáseos amigdalianos. 

Sensação de algo na garganta: pessoas com cáseos amigdalianos podem sentir que há algo preso ou um corpo estranho na garganta.

Dores no ouvido: geralmente quando há amigdalite as secreções podem “subir” para o ouvido. Porém, o que pode causar a dor são os nervos compartilhados entre garganta e ouvido.

Nem todo mundo têm todos esses sintomas, e, além disso, a intensidade pode variar de pessoa para pessoa.  

Prevenção e tratamento

A prevenção começa pelo estilo de vida que inclui atitudes simples, como manter a higiene bucal adequada e se alimentar bem. 

Os hábitos de vida mais saudáveis não previnem só os cáseos amigdalianos, mas muitas outras doenças. 

Outro ponto de atenção é tratar as infecções recorrentes das amígdalas. Pessoas que sofrem com amigdalites frequentes, recomenda-se fazer um tratamento e acompanhamento adequado com o otorrino, pois isso pode aumentar e muito os riscos de cáseos e até agravar os sintomas.

Se você suspeita que tenha cáseos amigdalianos ou está incomodado com os sintomas, principalmente com a dor e com o mau hálito, procure um otorrinolaringologista para avaliar e orientar sobre as opções de tratamento para o seu caso. 

Conclusão – Cáseos Amigdalianos

Os cáseos amigdalianos são geralmente inofensivos, mas podem causar mau hálito persistente, desconforto na garganta e até mesmo dificuldade para engolir em casos graves. 

Dependendo da gravidade, pode ser necessária a intervenção médica do otorrinolaringologista para remoção dos cáseos ou, em situações extremas, a remoção cirúrgica das amígdalas.

Se os cáseos amigdalianos se tornarem um problema recorrente e causarem desconforto significativo para a sua vida, consulte um otorrinolaringologista. Você não precisa mais sofrer com isso! 

Mais assuntos sobre a sua saúde, você lê aqui, no nosso Blog

Aproveite e nos siga no Instagram, temos conteúdos novos toda a semana!

Artigos recentes: