Se você sofre com orelhas em abano, este texto é pra você! A Otoplastia é uma cirurgia que vai devolver a autoestima e autoconfiança para pessoas que desejam corrigir o formato das orelhas.
Entenda como é feita a Otoplastia e para quem é indicada.
Boa leitura!
O que é a Otoplastia
A Otoplastia é uma cirurgia plástica que objetiva melhorar a aparência das orelhas para fins estéticos ou reparadores. São as conhecidas orelhas em abano ou orelhas proeminentes, que podem ter como causa má formação congênita, acidentes ou traumas.
Esta condição muitas vezes acaba interferindo na qualidade de vida e na autoestima das pessoas, e a Otoplastia pode ser a solução.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as orelhas em abano estão presentes entre 2 a 5% da população mundial.
Outro dado importante é o número de Otoplastias realizadas em crianças e adolescentes em decorrência do bullying. De acordo com a SBCP, em 2015 foram 48.256 procedimentos realizados.
Para quem é indicada?
Pessoas que desejam melhorar a aparência das orelhas ou corrigir deformidades podem se beneficiar da Otoplastia. É possível realizar o procedimento a partir dos 6 anos de idade, momento em que as orelhas já se encontram completamente desenvolvidas. Mas é sempre importante avaliar o caso com um profissional de sua confiança e que tenha experiência no assunto.
Contraindicações
A Otoplastia é um procedimento seguro, porém, assim como toda cirurgia, tem contraindicações, entre as principais estão pacientes com histórico de má cicatrização, queloides ou outras complicações cirúrgicas em procedimentos anteriores.
Outro fator é a idade inadequada, no qual, pacientes muito jovens, o cirurgião pode preferir adiar a cirurgia até que a cartilagem auricular esteja mais firme.
Problemas de saúde graves, como doenças cardíacas não controladas, diabetes descompensada, infecções ativas ou distúrbios de coagulação sanguínea, podem desqualificar pacientes para a Otoplastia, devido aos riscos que essas condições representam. A cirurgia envolve anestesia e riscos cirúrgicos, que são fatores de risco.
É fundamental conversar com o médico especialista para que ele conheça bem o seu histórico e faça uma avaliação completa do seu caso.
Veja também Rinoplastia, saúde e bem-estar
Saiba como os cirurgiões realizam a Otoplastia e quanto tempo o procedimento leva.
Inicialmente, o paciente realiza uma avaliação com o cirurgião otorrinolaringologista, durante a qual o profissional avalia o objetivo da Otoplastia e discute as expectativas do paciente.
A anestesia pode ser local ou geral, dependendo do caso. O cirurgião realiza pequenas incisões atrás das orelhas ou na parte interna das dobras das orelhas, visando reduzir a visibilidade de cicatrizes.
Depois é feita a modelagem e a correção. O cirurgião remodela a cartilagem das orelhas, posicionando-as de forma mais próxima à cabeça e corrigindo as deformidades desejadas.
O tempo médio para a realização de uma Otoplastia varia de 1 a 2 horas, dependendo da complexidade do procedimento. Em muitos casos, o paciente ganha alta no mesmo dia, ou em até 24 horas.
Recuperação e resultados
Após a cirurgia, os pacientes geralmente usam um curativo por alguns dias. O retorno às atividades normais varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, pode levar de 1 a 2 semanas. Os resultados finais da Otoplastia são visíveis após algumas semanas, à medida que o inchaço diminui.
Discutir todos os detalhes do procedimento com um cirurgião qualificado e obter uma avaliação completa é importante. Cada caso é único, e o cirurgião ajudará a determinar o tratamento mais adequado para alcançar os objetivos desejados.
A segurança e o bem-estar do paciente são sempre a principal prioridade em qualquer procedimento cirúrgico. Por isso, na hora de escolher o cirurgião otorrinolaringologista, prefira sempre um profissional altamente qualificado e confiável para garantir resultados seguros e satisfatórios.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o Otoplastia, envie uma mensagem. A Clínica Tesser Otorrinolaringologia é especialista em cuidar bem.
Acompanhe mais informações sobre saúde em nosso Facebook e Instagram.