O que é rinite?
O nariz é composto por mucosas que têm como função, umedecer, aquecer e filtrar os componentes do ar que respiramos, impedindo que partículas grandes de pólen, pó e pelos, por exemplo, passem pelas vias respiratórias e cheguem até os pulmões.
A rinite é uma condição que acontece quando há uma inflamação que acontece especificamente nessas mucosas. Há vários tipos de rinite. Ela pode ser classificada como rinite alérgica, quando a inflamação das mucosas nasais é causada por alguma substância classificada como alérgica, como a poeira encontrada nas casas e em determinados lugares, por exemplo, além de cheiros fortes, como o cheiro de tinta nas paredes recém-pintadas, dos ácaros e de pelos de animais domésticos.
A rinite também pode ser crônica, ocorrendo quando a pessoa simplesmente não consegue se recuperar totalmente dessa inflamação.
Já a rinite aguda ou infecciosa é aquela inflamação das mucosas do nariz cujos sintomas podem durar de sete a 10 dias, e essa condição pode ser chamada também de resfriado.
Sintomas e tratamento
Entre os sintomas de rinite, podemos destacar coriza, espirros constantes e se apresentando de forma seguida, nariz entupido, coceira no nariz, olhos, céu da boca e na garganta.
De modo geral, a rinite aguda tem cura e o paciente se recupera naturalmente. Mas as rinites alérgica e crônica não têm cura, porém a doença pode ter os sintomas controlados.
Não existem remédios para a rinite, mas existem substâncias que podem ajudar o paciente a espirrar menos e podem ainda auxiliá-lo a manter a coriza controlada. São descongestionantes e anti-histamínicos.
A lavagem do nariz com soro fisiológico também pode ser recomendada para aliviar o entupimento, assim como a boa higiene dos locais de convivência, evitando o acúmulo de pó e sujeira, que podem servir como gatilhos para uma crise de rinite alérgica.
Existe ainda uma vacina para a rinite alérgica, que se encaixa na imunoterapia, um tipo de tratamento médico em que o paciente tem seu sistema imunológico fortalecido para combater ele mesmo as doenças que ele sofre, funcionando como uma forma de controle das reações alérgicas.
Tanto os medicamentos como as vacinas devem ser prescritos por um médico, preferencialmente especialista, que vai diagnosticar com precisão e prescrever a medicação correta, bem como a dosagem recomendada.
Origem e diagnóstico
A rinite pode ter origem hereditária, mas ainda não se conhece muito bem suas causas. A rinite alérgica se manifesta quando a pessoa entra em contato com determinados “gatilhos”, como pelos de animais, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, fungos, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, contato com ácaros (animais microscópicos que se alimentam de fungos e estão presentes na poeira doméstica).
Após o diagnóstico de rinite alérgica, é preciso identificar as substâncias que provocam a alergia para evitar o contato com elas.
Recomendação para evitar crises de rinite alérgica
Alguns cuidados podem ser de grande ajuda ao paciente de rinite alérgica. Preste atenção nessas orientações básicas.
– O cuidado na limpeza da casa é fundamental para diminuir a proliferação dos ácaros;
– Em vez de vassouras ou espanadores que provocam ou pioram os sintomas, dê preferência aos aspiradores com filtro e usar pano úmido para remover o pó dos móveis e do chão;
– Use máscaras ao limpar armários e estantes de livros;
– Mantenha os ambientes arejados e expostos ao sol durante a maior parte do tempo;
– Na decoração dos ambientes, não use cortinas, carpetes, tapetes, almofadas ou outros objetos que possam acumular poeira difícil de remover;
– Lave as roupas de cama pelo menos uma vez por semana e as roupas guardadas há algum tempo antes de usá-las novamente;
– Procure manter animais de estimação fora de casa e evite que subam nos estofados ou nas camas onde as pessoas dormem;
– Adote um estilo de vida saudável com a prática de atividade física. Não fume, beba com moderação e alimente-se adequadamente;
– Tome bastante água, especialmente se passar muitas horas em locais com ar condicionado;
– Nunca se automedique.
Caso os sintomas da rinite alérgica apareçam, é importante procurar um médico especialista para o tratamento. O otorrino é o especialista ideal para tratar acompanhar o paciente nesses casos. E lembre-se: o nariz faz parte do aparelho respiratório e, como tal, tem importante função no corpo humano, portanto, merece todo cuidado, o cuidado adequado e preciso do otorrinolaringologista.