Rinoplastia e a busca pelo nariz ideal 

Será que existe o nariz considerado perfeito? A harmonização e a simetria facial são os principais objetivos da alta procura pela rinoplastia, mas é preciso conhecer os critérios estéticos para equilibrar expectativas x resultados. Confira tudo isso aqui!

Será que existe o nariz considerado perfeito ou ideal? A busca intensa pela rinoplastia visa alcançar a harmonização e a simetria facial. Conhecer os critérios estéticos é essencial para equilibrar expectativas e resultados. Confira tudo isso aqui! 

A rinoplastia, conhecida popularmente como cirurgia plástica do nariz, tem uma história fascinante que se estende por milênios, desde suas origens na antiguidade até os avanços modernos da cirurgia estética e reconstrutiva.

Com o passar do tempo, a rinoplastia evoluiu e, hoje, médicos cirurgiões e otorrinolaringologistas especializados realizam o procedimento com técnicas e equipamentos mais avançados e menos invasivos.

Não é à toa que esta cirurgia é a mais procurada para harmonia facial, embelezamento estético. Dados de 2022, da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), mostram que o Brasil lidera o ranking de rinoplastias feitas, com cerca de 90 mil procedimentos.

Acompanhe abaixo, os principais conceitos de beleza nasal, quais são os fatores que influenciam para o “nariz ideal”, anatomia, técnicas usadas e como funciona o procedimento, desde a primeira consulta até a recuperação. 

Conceito de Beleza Nasal

A busca pela harmonização facial e uma aparência mais agradável é o principal objetivo que faz com que as pessoas busquem pela rinoplastia. Alguma vez você já se perguntou, o que é realmente beleza nasal? 

Essa ideia também evoluiu com o tempo e tem influências tanto da sociedade, como nas questões culturais e étnicas de um determinado país/lugar. Um nariz proeminente (aquele com curvatura no dorso), em algumas culturas representa um símbolo de poder e elegância e em outras, pode ser considerado uma característica indesejada.

Vale lembrar, que esse conceito de beleza é individual e o que uma pessoa considera bonito pode não ser necessariamente o mesmo para outra. 

A rinoplastia estética, visa atender às necessidades individuais de cada paciente, levando em consideração as suas próprias percepções de beleza e autoimagem.

Estudos e teorias sobre as proporções faciais ideais

Quem pensa que a rinoplastia se baseia apenas na subjetividade da beleza está enganado. Existem estudos e teorias que exploram as proporções faciais ideais, fornecendo um guia para os otorrinos na busca pelos resultados desejados de cada paciente. 

Para melhorar a compreensão, iniciaremos explorando duas teorias amplamente aceitas no universo da estética facial: a regra do terço e a regra do quinto, como demonstrado na imagem abaixo.

Regra do Terço e do Quinto (Foto: Pinterest)

Ficou confuso? Calma, a gente explica! 

A regra do terço divide o rosto em três partes:

  • terço superior, que inclui a testa e os supercílios com as sobrancelhas;
  • terço médio, abrangendo os olhos, pálpebras, nariz e maçãs do rosto; e
  • terço inferior, que engloba a boca, queixo, bochechas e mandíbula.

Essa é uma proporção vista como esteticamente agradável e equilibrada aos olhos humanos.

Regra do Terço

No terço superior, na hora de planejar a rinoplastia, o otorrino deve considerar a altura e a posição dos olhos. Isso para garantir uma simetria com as outras características faciais do paciente.

Avançando para o terço médio, os otorrinos consideram o comprimento do nariz que deve ser proporcional à altura do terço médio do rosto: comprimento, largura e projeção do nariz.

No terço inferior, a regra sugere que a linha inferior do lábio inferior esteja alinhada com a parte inferior da orelha. Isso ajuda a determinar a posição ideal da boca e do queixo em relação às outras características faciais.  

Regra do Quinto

A regra do quinto sugere que a largura do nariz deve ser aproximadamente equivalente a distância entre os olhos. Diante disso, manter as proporções entre as diferentes partes do rosto é essencial para criar uma aparência simétrica e equilibrada.

O médico otorrino considera a proporção entre a largura do nariz aos olhos; a distância entre os olhos (que deve ser similar à largura do nariz); e outros aspectos faciais, como tamanho e formato dos olhos, a projeção do queixo e a altura da testa.

Tanto a regra do terço como a regra do quinto, são ferramentas muito importantes na rinoplastia para o otorrino planejar e atender aos objetivos esperados pelo paciente. 

Respeitar as proporções do rosto de cada candidato à rinoplastia também é fundamental para alcançar resultados mais naturais e equilibrados. O nariz é muito importante na estrutura facial. O otorrino sempre considera que a aparência deva estar em harmonia com as demais características faciais, como os olhos, boca, queixo e testa.

Fatores que influenciam a percepção do nariz ideal

A anatomia do nariz influencia e muito na aparência do rosto humano, formada por uma estrutura óssea e cartilaginosa intrincada que determina a forma, o tamanho e a projeção do nariz.

Você sabia que o formato do rosto pode influenciar nos resultados? Tanto o formato como outros fatores como sexo (homem ou mulher), questões culturais, étnicas e diversidade racial. 

Esses fatores influenciam a estrutura facial e as percepções de beleza e os padrões estéticos em diferentes sociedades no mundo todo. 

Diferenças culturais

As diferenças culturais moldam as preferências estéticas e os ideais de beleza em relação ao formato do rosto. Para algumas culturas asiáticas, um rosto com características faciais mais arredondadas pode ser considerado mais atraente. Já em outras culturas, como as ocidentais, pode haver uma preferência por rostos mais angulares e definidos.

Fatores étnicos

Em relação aos fatores étnicos, cada grupo tem características faciais distintas, incluindo o formato do nariz, os olhos, a boca e a mandíbula. Para ilustrar, pessoas de ascendência africana podem ter características faciais mais proeminentes, como um nariz mais largo e lábios mais cheios e pessoas de ascendência europeia que apresentam características faciais mais delicadas e mandíbula mais definida.

Todos estes fatores têm impacto no formato do rosto e refletem nas percepções faciais de cada pessoa. O nariz ideal tem conceito que varia seguindo a vivência e a diversidade que existem no planeta.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a questão da beleza do nariz, vamos abordar a importância da consulta inicial. 

rinoplastia e o nariz ideal
A rinoplastia e a busca pelo nariz ideal (Foto: Freepik).

Consulta e planejamento da rinoplastia

Você já decidiu que vai fazer a rinoplastia, o primeiro passo é marcar uma consulta com um otorrinolaringologista de sua confiança e que seja especialista na área de cirurgia plástica. 

Durante a consulta, o otorrino vai avaliar todos os fatores que apresentamos acima, vai ouvir as suas expectativas, e juntos, vocês vão criar um plano para a realização da cirurgia. 

Nesta etapa, o otorrino vai escolher qual técnica é a mais indicada para o seu caso. Seja bem claro no que você busca, leve fotografias como referências de narizes que você admira.

Antes da consulta

Faça uma lista de todas as perguntas que você tem sobre o procedimento, recuperação, resultados esperados, etc. Isso ajudará a garantir que você não esqueça de nada durante a consulta.

IMPORTANTE: 

Esteja preparado para discutir os seus objetivos em relação ao procedimento. O otorrino irá fornecer informações sobre o que é possível alcançar com a rinoplastia e ajudá-lo a definir expectativas mais realistas.

Reforçamos a importância em buscar a ajuda de um profissional especializado em rinoplastia e com experiência em cirurgia plástica. 

Tecnologia 3D para simulação da rinoplastia

O otorrino na Clínica Tesser oferece também o uso tecnologia para fazer simulações em 3D para visualizar possíveis resultados. Essa opção faz parte da consulta. 

O cirurgião e o paciente usam software especializado para fazer simulações que permitem a visualização digital das mudanças planejadas no formato e na aparência do nariz.

Essas simulações 3D podem ser extremamente úteis para ajudar o paciente a entender melhor as opções de tratamento e ter uma expectativa realista do resultado final. Elas também permitem que o cirurgião otorrino e o paciente trabalhem juntos para refinar o plano cirúrgico antes da operação real, ajudando a garantir uma maior satisfação com os resultados.

Técnicas de rinoplastia

Existem várias técnicas de rinoplastia disponíveis, e a escolha da mais adequada depende das necessidades individuais do paciente, da anatomia nasal e das metas estéticas desejadas.

As mais comuns são as seguintes:

Rinoplastia Aberta

Nesta técnica é feita uma pequena incisão na parte externa do nariz, entre as narinas. Na sequência, levanta-se a pele do nariz para acessar as estruturas internas. Esta técnica oferece uma visão direta e ampla das estruturas nasais, permitindo ao otorrino mais precisão e controle sobre o procedimento.

Rinoplastia Fechada

Nesta técnica, todas as incisões são feitas dentro das narinas, tornando-as invisíveis externamente. Isso é ideal para pacientes que precisam de ajustes menores e não requerem muita modificação estrutural. A rinoplastia fechada geralmente resulta em menos tempo de recuperação e menos inchaço pós-operatório.

Rinoplastia Redutora

A rinoplastia redutora é usada para reduzir o tamanho do nariz, seja o tamanho do dorso nasal, refinando a ponta nasal ou estreitando as narinas.

Rinoplastia Reconstrutiva

Objetiva corrigir defeitos congênitos, traumas ou danos no nariz. Pode envolver enxertos de cartilagem ou tecido ósseo para reconstruir a estrutura nasal e restaurar a função respiratória, além de melhorar a estética.

Rinoplastia Ultrassônica

Método moderno e menos invasivo, a Rinoplastia Ultrassônica que utiliza como instrumento, um bisturi especial para corte ósseo, chamado de piezoelétrico ou piezo. Nesta técnica o otorrino utiliza um aparelho de ultrassom, similar àqueles que os dentistas usam. Na ponta desse aparelho há uma lâmina, o piezo que permite fazer um corte preciso no osso sem cortar a pele e as cartilagens. 

Se você está avaliando a possibilidade de fazer a rinoplastia, converse com o seu médico otorrino para considerar o método ultrassônico. Ele é menos invasivo e com pós-operatório menos doloroso.

Escolha da técnica mais indicada

Na hora de escolher a técnica mais indicada, o otorrino faz uma avaliação minuciosa levando em consideração os objetivos específicos de cada paciente. Esta análise envolve o entendimento dos objetivos estéticos do paciente, as necessidades funcionais e a anatomia nasal, um dos principais fatores que determinam a escolha da técnica. 

Também é levado em consideração o histórico médico e cirúrgico da pessoa, para verificar se há alguma condição médica pré-existente que possa influenciar na escolha da técnica ou no resultado da cirurgia.

Cuidados e recuperação pós-operatórios

Após a realização da rinoplastia o paciente precisa seguir detalhadamente as orientações do médico otorrino responsável para garantir uma recuperação tranquila e saudável. É muito importante seguir à risca todas as recomendações para atingir resultados satisfatórios. 

Nos primeiros dias do pós-operatório é comum ocorrer inchaço, hematomas e desconforto nasal. O médico otorrino prescreve o uso de medicamentos para ajudar a diminuir a dor e o inchaço.

Entre as orientações incluídas na lista de cuidados estão o repouso e o descanso durante o período de recuperação e cicatrização. Geralmente o paciente precisa manter a cabeça elevada ao dormir e evitar atividades físicas intensas. Em alguns casos, o otorrino orienta o uso de compressas frias para aliviar o desconforto. 

Em relação aos resultados, eles são graduais e podem levar até meses para se concretizar completamente. O inchaço também diminui pouco a pouco e os tecidos cicatrizam. 

Dica especial: o paciente precisa ter paciência e não julgar o resultado final imediatamente após a cirurgia.

Conclusão

A busca pelo nariz perfeito, muitas vezes faz com que as pessoas se esqueçam de que a verdadeira beleza está relacionada à individualidade. Um nariz bonito e ideal não é apenas aquele que segue padrões estéticos pré-definidos. Ele se complementa e harmoniza com as características únicas de cada paciente. 

A rinoplastia deve ser vista como uma oportunidade para realçar a beleza natural e promover autoconfiança e elevar a autoestima e não como algo que traga a perfeição. 

Quando você optar pela rinoplastia tenha em mente: a parte mais importante de todo o processo é buscar profissionais qualificados e experientes na área, que compreendam a importância de preservar as características únicas de cada paciente. 

A escolha certa do otorrino cirurgião é essencial para garantir a saúde e resultados seguros.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Artigos recentes: