Você conhece as diferenças entre rinoplastia e rinomodelação?
Ambas são conhecidas comumente para melhorar a estética do nariz, porém, tanto a rinoplastia como a rinomodelação têm suas características próprias e suas finalidades.
Se você está em busca para compreender melhor o que cada uma delas faz, está no lugar certo.
Acompanhe abaixo, os principais conceitos, funções, durabilidade e saúde e entenda as diferenças existentes entre rinoplastia e rinomodelação.
Rinoplastia
Quem é nosso leitor assíduo, sabe que falamos frequentemente sobre a rinoplastia. Mas, pra você que está chegando agora, vamos explicar um pouco do conceito de rinoplastia.
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico realizado pelo otorrinolaringologista para melhorar a aparência do nariz, mas também, tratar problemas do sistema respiratório.
Existem várias técnicas de rinoplastia, mas as principais são a rinoplastia funcional e a rinoplastia estética.
Rinoplastia Funcional
A rinoplastia funcional tem como propósito melhorar a função respiratória do nariz. Esse procedimento, também realizado pelo otorrinolaringologista, pode ser feito junto com a rinoplastia estética e trata problemas de saúde como: desvio de septo, rinite, sinusite e apneia do sono.
Quando há casos que precisam de reconstrução pós-traumática, ou seja, lesões graves no nariz devido a acidentes ou traumas, a rinoplastia reconstrói o nariz e restaura a sua forma e função.
Em ambas as situações, após a rinoplastia o paciente consegue respirar melhor e viver com mais qualidade e bem-estar.
Rinoplastia Estética
Muitas pessoas conhecem a rinoplastia estética como a cirurgia plástica do nariz. Ela é uma escolha para quem deseja melhorar a aparência do nariz, corrigindo assimetrias ou qualquer outra mudança para deixar o rosto mais harmônico.
Leia também: Rinoplastia e o formato do rosto
Tanto a rinoplastia funcional como a rinoplastia estética se completam e são unas nos resultados cuidando da estética, mas também da saúde respiratória dos pacientes.
Rinomodelação
Ao contrário da rinoplastia, a rinomodelação é apenas um procedimento estético para preenchimento na estrutura nasal.
Consiste em melhorar a aparência do nariz sem a necessidade de intervenção cirúrgica. A bioplastia nasal, conhecida atualmente como rinomodelação, utiliza injeções de preenchedores dérmicos, como o ácido hialurônico, para moldar e ajustar a estrutura do nariz. Esse procedimento difere da rinoplastia tradicional, que envolve uma intervenção cirúrgica, optando por um método menos invasivo.
A rinomodelação é temporária?
Sim. Mesmo que possam ser visíveis imediatamente, os resultados da rinomodelação são temporários e geralmente duram de seis meses a dois anos, dependendo do tipo de preenchedor utilizado e da resposta individual do paciente.
Com a rinomodelação, os pacientes precisam de procedimentos de retoque para manter a aparência desejada.
Agora que já vimos os principais conceitos de rinoplastia e rinomodelação, vamos compreender melhor, quais são as diferenças entre ambas.
Principais diferenças entre Rinoplastia e Rinomodelação
Como podemos perceber, a rinoplastia é um procedimento cirúrgico que objetiva corrigir a estrutura nasal, mas também tratar problemas respiratórios e corrigir traumas. Já a rinomedelação é um procedimento estético para melhorar a aparência no nariz.
As principais diferenças estão entre o procedimento, a invasividade e resultados, conforme explicamos a seguir.
Natureza do procedimento
Rinoplastia: é um procedimento cirúrgico realizado pelo otorrinolaringologista e envolve a modificação das estruturas interna e externa do nariz. Pode ser feita com anestesia geral ou local, conforme cada caso. Seus principais objetivos são melhorar a aparência do nariz: forma, tamanho, simetria e também tratar problemas respiratórios.
Rinomodelação: é um procedimento estético não cirúrgico que envolve o uso de preenchimentos dérmicos, como ácido hialurônico, para moldar e corrigir imperfeições no nariz. Não requer cirurgia nem incisões e é realizado em consultórios médicos.
Invasividade – Rinoplastia e Rinomodelação
Rinoplastia: é invasiva e envolve incisões, remoção ou modelagem de osso e cartilagem.
Rinomodelação: é minimamente invasiva e envolve injeções de preenchimento no nariz.
Resultados
Rinoplastia: os resultados da rinoplastia são geralmente permanentes e as mudanças feitas no nariz e no trato respiratório duradouras.
Rinomodelação: os resultados da rinomodelação são temporários, pois os procedimentos dérmicos usados são absorvidos pelo corpo ao longo do tempo. Os pacientes podem precisar de tratamentos de retoque periódicos.
Conclusão – Qual é a melhor escolha?
Recomenda-se que pacientes busquem um otorrino especialista para avaliar cada caso em suas particularidades e determinar a melhor escolha.
Se você está em busca de um procedimento para melhorar a aparência do seu nariz ou tratar questões que dificultam a sua capacidade respiratória, converse com o otorrino especialista, ele indicará o procedimento mais adequado de acordo com as suas expectativas.
Esperamos que você tenha conseguido tirar as suas dúvidas sobre as diferenças entre rinoplastia e rinomodelação e lembramos que, tanto a rinoplastia e a rinomodelação têm seus benefícios e limitações, e apenas o médico especialista lhe indicará o mais adequado.
Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse os outros textos disponíveis aqui no Blog da Clínica Tesser.
Nos siga também no Facebook e Instagram!