Rinoplastia ultrassônica: menos dores e melhores resultados

Saiba sobre a rinoplastia ultrassônica, um método menos invasivo que possui uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.
Saiba sobre a rinoplastia ultrassônica, um método menos invasivo que possui uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Você já ouviu falar em Rinoplastia Ultrassônica? entenda esse método menos invasivo, que não usa martelo e cinzel, auxiliando numa recuperação mais rápida e menos dolorosa. 

A rinoplastia tem sido um dos procedimentos cirúrgicos mais buscados entre os brasileiros, seja para corrigir questões estéticas ou para melhorar o trato respiratório.

Diante deste cenário, cada vez mais surgem avanços nas técnicas e tecnologias que visam aprimorar a intervenção e garantir mais segurança e satisfação nos resultados. 

Em 2016, chegou ao Brasil a rinoplastia ultrassônica, um novo método, menos invasivo e que não exige o uso do famoso ‘martelo’. 

Ficou interessado para saber mais sobre o assunto? Então leia o texto a seguir e entenda como funciona essa nova técnica de rinoplastia. 

Saiba sobre a rinoplastia ultrassônica, um método menos invasivo que possui uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.
Rinoplastia ultrassônica. (Foto: Freepik)

O que é rinoplastia ultrassônica 

A rinoplastia ultrassônica é um método moderno  menos invasivo que utiliza como instrumento, um bisturi especial para corte ósseo, chamado de piezoelétrico ou piezo. 

Para você entender melhor: durante a rinoplastia o otorrino utiliza um aparelho de ultrassom, similar àqueles que os dentistas usam. Na ponta desse aparelho há uma lâmina, o piezo que permite fazer um corte preciso no osso sem cortar a pele e as cartilagens. 

Essa metodologia de rinoplastia surgiu há poucos anos no Brasil. A primeira cirurgia aconteceu em 2016, a busca por esse método ainda é pequena. 

Se você está avaliando a possibilidade de fazer a rinoplastia, converse com o seu médico otorrino para considerar o método ultrassônico. Ele é menos invasivo e com pós-operatório menos doloroso. 

Diferenças entre rinoplastia ultrassônica e a convencional 

A rinoplastia é uma intervenção cirúrgica para quem busca mudar a aparência do nariz e também corrigir disfunções do trato respiratório. 

No método convencional são utilizados instrumentos manuais como bisturi, martelo e cinzel. Dependendo do caso do paciente, pode envolver fraturas ósseas para corrigir desalinhamentos ou ajustar a forma do dorso nasal.

Em uma rinoplastia ultrassônica segue-se o mesmo passo a passo de uma cirurgia tradicional que envolve consulta, avaliações, planejamento cirúrgico, anestesia, realização, cuidados pós-operatório, entre outros. 

A única diferença entre ambas é o instrumento utilizado durante a cirurgia: o aparelho ultrassônico, conforme vimos anteriormente, um bisturi especial para corte ósseo chamado de piezoelétrico ou piezo. 

O piezo também emite vibrações de alta frequência para esculpir os tecidos de forma mais precisa e específica.

Agora que você já sabe o que é a rinoplastia ultrassônica, confira quais são as principais vantagens em escolher esse método. 

Vantagens da rinoplastia ultrassônica 

Como a rinoplastia ultrassônica é um procedimento menos invasivo, tende a ser menos traumático e mais preciso. Logo, oferece muitas vantagens para quem escolhe esse método, mas vale lembrar, que sempre é necessário avaliar o seu caso com o médico otorrino especializado. 

Algumas vantagens associadas a esta técnica estão: 

Cortes precisos e controlados

Essa é uma das principais vantagens, tanto para o paciente como para o otorrino responsável. Com o piezo é possível fazer ajustes mais detalhados nas estruturas nasais. 

Para quem gosta de resultados bem naturais e mudanças sutis no rosto, a rinoplastia ultrassônica é excelente nisso, pois combina precisão e preservação dos tecidos. 

Preservação de tecidos e redução de edemas 

Como o corte é apenas no osso, os vasos sanguíneos e as cartilagens são preservados, diminuindo hematomas e inchaços no pós-operatório.

Recuperação mais rápida e menos dolorosa 

Por ser menos invasivo e traumático, o método ultrassônico contribui para uma recuperação mais rápida, com hematomas suaves e consequentemente, redução na dor. 

Então, conseguiu perceber quais as diferenças entre os métodos para rinoplastia? Indiferente qual seja a sua escolha é essencial buscar primeiramente, um otorrino especializado nesta área. 

A escolha entre a rinoplastia convencional e ultrassônica dependerá das características específicas de cada paciente. Somente o médico especializado é habilitado para indicar a melhor técnica.  

Se quiser agendar uma avaliação e saber mais sobre o assunto, manda uma mensagem para a Clínica Tesser. Ah, não se esqueça de acompanhar o nosso blog

Artigos recentes: