Você sabe usar corretamente os fones de ouvido? O tempo e o volume estão adequados para manter a sua saúde? Conhece os riscos do mau uso dos fones de ouvido? Essas e outras respostas você encontra aqui. Confira!
Tecnologia e os desafios para a saúde auditiva – Uso dos fones de ouvido
Hoje em dia o uso dos fones de ouvido, principalmente entre os jovens, é algo bem comum. Basta olhar ao seu redor e você vai perceber o número de pessoas do seu convívio que têm esse hábito.
Vivemos em uma era tecnológica na qual, cada vez mais dispositivos eletrônicos passam a fazer parte da nossa vida.
No meio de tantas novidades e facilidades é preciso lembrar-se da importância de cuidar da saúde. No caso do uso de fones de ouvidos, se não for adequado pode causar sérios problemas auditivos, inclusive levar até a surdez.
Por isso decidimos trazer esse texto com orientações sobre os problemas causados pelos fones de ouvidos e também, explicações das formas mais seguras de uso. Acompanhe!
Impacto dos fones de ouvido na audição
Você sabia que até 2050 a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma a cada quatro pessoas tenham problemas auditivos? Esse número representa 25% da população mundial, ou seja, quase 2 bilhões de pessoas.
Uma pesquisa da OMS também mostrou que cerca de 5% das perdas auditivas no Brasil estão relacionadas ao uso inadequado do fone de ouvido. Esse percentual representa 1,5 milhão de pessoas.
Pode acreditar, o uso prolongado de fones de ouvidos e volumes altos estão entre os principais fatores de risco. Isso porque as células auditivas vibram intensamente ao receber o estímulo sonoro e o excesso dessa vibração pode diminuir o tempo de vida das células, estas são insubstituíveis.
A exposição a níveis elevados de pressão sonora, ou seja, se o volume estiver muito alto, pode causar danos às células sensoriais do ouvido interno. Em níveis superiores considerados saudáveis para o ouvido humano, 85 dB (decibéis) causa danos na saúde auditiva, e quase sempre, irreversíveis.
O uso excessivo e inadequado de fones de ouvido pode ter sérios impactos na audição em longo prazo.
Principais impactos
- Perda auditiva temporária.
- Perda auditiva permanente.
- Zumbido nos ouvidos.
- Dificuldade em compreender sons.
- Impactos na saúde mental: isolamento causado pelos fones de ouvido pode contribuir para o aumento do estresse e da ansiedade, afetando negativamente a saúde mental.
“Com o tempo, o estímulo excessivo de ruídos sonoros pode acarretar na chamada perda auditiva adquirida. Diferente da perda congênita, que está presente desde o nascimento, a perda adquirida ocorre nos casos em que o sujeito nasce com audição dentro dos padrões de normalidade, mas perde capacidade auditiva ao longo da vida”, alerta o Ministério da Saúde.
A perda auditiva causada por fones de ouvidos é lenta. Por isso, ao perceber qualquer sinal de dor e desconforto, considere consultar um otorrinolaringologista o mais rápido possível.
Tipos de fones de ouvido e as implicações à saúde auditiva
Atualmente existem no mercado, quatro tipos de fones de ouvido à venda: auriculares, intra-auriculares e circumaurais.
Fones auriculares são aqueles que geralmente acompanham os smartphones quando você compra. Supra-auriculares são aqueles que ficam sobre as orelhas, também conhecidos como “on-ear (sobre as orelhas). Já os circumaurais são chamados também de headphones.
Os intra-auriculares (aqueles que ficam dentro do ouvido) podem aumentar os riscos de surdez, pois bloqueiam a ventilação natural do ouvido e criam um ambiente propício para proliferação de bactérias e fungos, e consequentemente, o aparecimento de infecções.
Esse tipo de fone não tem isolamento acústico fazendo com que a pessoa aumente o volume ao máximo.
Fones supra auriculares cobrem toda a orelha são os mais indicados, pois devido ao seu formato reduzem a intensidade dos sons externos, e consequentemente mantendo o volume adequado.
Vale lembrar que todos os fones de ouvido se não usados de forma correta, podem trazer danos à saúde auditiva.
Felizmente, junto com evolução tecnológica, muitos aparelhos e dispositivos já vêm programados para avisar quando você ultrapassar o limite saudável para os seus ouvidos.
Dicas para o uso seguro de fones de ouvido
Engana-se quem pensa que apenas o volume alto pode afetar a audição. Ficar por horas e horas com os fones nos ouvidos pode causar muitos danos no sistema auditivo, inclusive levar a surdez.
É muito comum ouvir músicas para a prática de atividades físicas e com a popularização do home-office pós-pandemia do COVID-19 também o uso de fones de ouvido se intensificou.
Para que você possa usar de forma segura para sua saúde auditiva, listamos uma série de recomendações e dicas que vão te auxiliar a usar os fones de ouvido com segurança.
Higiene dos fones de ouvido
Mantenha a higiene dos fones de ouvido: evite deixá-los jogados no canto da gaveta, isso acumula poeira e também ajuda na proliferação de fungos e bactérias.
Não compartilhe com outras pessoas
Os fones de ouvido são de uso individual, não compartilhe com outras pessoas.
Atenção ao volume da sua música favorita
Ouvir música alta e nos fones de ouvido pode trazer sérios problemas para a saúde auditiva.
Tipos de fone adequados
Prefira fones externos à orelha, eles ficam mais longe do conduto auditivo e são menos prejudiciais à saúde. Usar apenas em um ouvido também pode ser prejudicial.
Dê um descanso para os seus ouvidos.
Usar fones de ouvido por mais de 90 minutos por dia pode aumentar a chance de zumbido ou perda da audição em um período de até cinco anos, em alguns casos a surdez pode ser irreversível. Cuidado.
Home office
Se estiver atuando no modelo home office e puder evitar o uso dos fones de ouvido, faça isso.
Saúde auditiva e consultas ao otorrino
Lembre-se que manter a saúde auditiva não depende apenas de usar corretamente os fones de ouvido.
Permita períodos de descanso
Para os ouvidos, principalmente após exposição prolongada a ruídos intensos. Faça pausas em atividades de muito barulho.
Perceba ao seu redor a intensidade do som e ajuste se possível, as suas atividades.
Mantenha sempre um estilo de vida saudável para proteger o seu corpo.
Faça consultas e exames auditivos periódicos, especialmente se estiver exposto a ambientes ruidosos ou se notar qualquer alteração na sua audição.
Os sinais de alerta que indicam que há um problema auditivo incluem dificuldade na compreensão da fala, zumbidos, dor ou desconfortos nos ouvidos.
Ao perceber qualquer desconforto ou alteração na sua audição ou nos ouvidos, busque ajuda imediatamente de um otorrino, para avaliar e evitar possíveis complicações.
Equilibrando tecnologia e saúde auditiva
Se você chegou até aqui, conseguiu perceber que o maior risco do uso indevido dos fones de ouvidos é a perda da audição. Mas, além disso, ouvir música, por exemplo, em volume muito alto pode causar dores de cabeça e, em longo prazo, desenvolver labirintite.
Sabe a famosa frase não é o que você fala, mas sim como você fala? Isso vale também para os fones de ouvido. Não quer dizer que você está proibido de usá-los, mas é preciso saber como utilizar adequadamente para proteger a saúde auditiva.
Colocar em prática as dicas recomendadas por médicos otorrinolaringologistas como não usar os fones por muito tempo e com volume alto, manter a higiene, não compartilhar e usar os modelos mais indicados é necessário para manter o seu bem-estar.
Fazendo isso, você protege a sua saúde auditiva e pode desfrutar de momentos de prazer aliados à prevenção. E se precisar, você já sabe que pode contar com a Clínica Tesser.
Compartilhe esse artigo com mais pessoas! É uma atitude para juntos reduzirmos as estimativas da Organização Mundial da Saúde e evitar as previsões de surdez no futuro.
Até a próxima!